Em setembro de 2017, a Mineração Capixaba completará 50 anos de história no mercado do mármore e granito, dedicando-se ao trabalho de extração e beneficiamento, buscando desde a sua fundação oferecer blocos, chapas, ladrilhos e peças sob medida, com alta qualidade e grande responsabilidade social e ambiental, características que formaram e sustentam o DNA da empresa.
O seu fundador, Sr. Benjamim Zampirolli, aos 87 anos, segue à frente da administração e faz questão de acompanhar tudo de perto, transmitindo suas experiências diariamente nas atividades extrativas das jazidas e nas áreas de beneficiamento. A Mineração Capixaba, estabelecida no distrito de Gironda, município de Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo, possui uma área de 30.000 metros quadrados de indústria e 27 hectares de jazidas em atividade.
A indústria, instalada a menos de 1 km da jazida do mármore Branco, seu principal referencial, beneficia os materiais empregando equipamentos de tecnologia de última geração. A serraria conta com três teares de lâminas diamantadas BM, um multifios Hedel de 32 fios, uma politriz automática 20C MGM e uma politriz automática 16C Bombieri & Venturi, segundo o Sr. Benjamim Zampirolli, proprietário da empresa.
A jazida do mármore Branco está mapeada em 27 hectares, estruturada em um maciço rochoso de larga reserva mineral, de padrões admiráveis no mercado mundial, com uma capacidade produtiva atual de 1.000 metros cúbicos mensais, podendo ser aumentada de acordo com a demanda.
Dela, são extraídos os mármores Branco Pinta Verde - líder em vendas, Branco Brilhante (Bright White); Everest, Everest Super White, Azul Capixaba (Capixaba Blue); Acinzentado (Shadow Storm); Luminix e o Royal Blue; e na jazida em Minas Gerais, o granito Preto (Black Fusion). Materiais disponibilizados pelo catálogo da empresa e que atende os mais altos padrões de qualidade e estética disponíveis no mercado.
Aliás, a jazida do mármore Branco é considerada a maior do Brasil em operação e recebe os mais criteriosos acompanhamentos da engenharia de Minas e planejamento de lavra, para alcançar os veios mais generosos da rocha.
O processo de extração, exercido desde a fundação da Mineração Capixaba, é realizado por profissionais gabaritados tecnicamente, que utilizam equipamentos de alta tecnologia de corte e perfuração, como as máquinas de corte de fio diamantado, marteletes, banqueadoras, escavadeiras e carregadeiras de grande porte.
Atualmente, a empresa trabalha com 90% da sua produção direcionada para o mercado nacional, e 10% para o mercado externo, atendendo países como a Venezuela, Argentina, Estados Unidos, Portugal, Itália e Arábia Saudita.
Com cinco décadas de história, a Mineração Capixaba se prepara para ampliar a sua participação no mercado internacional. Para isso, planeja investimentos na área de exportação para aumentar o alcance comercial dos negócios, explorar novos mercados e conquistar uma boa clientela, informou o Sr. Benjamim Zampirolli. Além disso, também está sendo analisada a possibilidade de abertura de novas jazidas de mármores e granitos.
A empresa adota a logística do modal rodoviário para o transporte e distribuição da produção no mercado interno. Para o mercado internacional, são utilizados os portos de Vitória, no Espírito Santo; e do Rio de Janeiro, percorrendo uma distância de 146 km e 418 km, respectivamente.
Uma de suas prioridades é a preservação do meio ambiente, por isso, utiliza técnicas modernas e avançadas de aproveitamento de rejeitos de suas jazidas, serraria e beneficiamento. Na jazida de mármore Branco, segue o modelo de aproveitamento de 100% da matéria prima mineral, comercializando a rocha desmontada para empresas de calcário, que utilizam a matéria prima para a fabricação de inúmeros produtos, como tintas, pasta de dente, borracha, entre outros.
Na área de beneficiamento, para minimizar os impactos causados pela lama abrasiva, são implantados filtros para prensar a lama, realizando o tratamento e a reutilização de 90% da água oriunda dos processos. Também há a separação dos resíduos contaminados como resina, óleo e graxa, dando-lhes a destinação adequada.
Como contribuição para as próximas gerações, a Mineração Capixaba criou um projeto de reflorestamento de mais de 10 alqueires de terras em reservas.
Esse é um dos assuntos abordados pelo Livro Memórias de um Benjamim – a história do setor de rochas contada por um desbravador, lançado em 2013 durante a Cachoeiro Stone Fair, que reúne histórias da vida pessoal do empresário Benjamim Zampirolli, destacando suas experiências e sua trajetória profissional no segmento de rochas ornamentais.
A empresa também investe na qualificação e no bem estar dos seus 106 colaboradores. Todos os funcionários são devidamente treinados para a função designada, e têm acesso ao programa de Controle Auditivo (PCA), formado por fonoaudiólogas que zelam pela saúde auditiva da equipe. Outros benefícios concedidos são alimentação, transporte, seguro de vida e serviços odontológicos.
Gironda
Cachoeiro de Itapemirim - ES - Brasil
CEP: 29326-000
+55 (28) 3523-1022
© 2017 Mineração Capixaba Ltda - Todos os direitos reservados.
A Mineração Capixaba investe em seus funcionários e na comunidade local. Clique e confira!
Preocupada com o meio ambiente a Mineração Capixaba investe em equipamentos especializados.